31 de dez. de 2011

Que em 2012 Ceará-Mirim possa ser mais Feliz!

CRIME: Prefeitura despeja milhares de litros de esgoto no leito do Rio Ceará-Mirim

DEU NO DIÁRIO DE NATAL
 
Publicação: 31/12/2011 07:40 Atualização:
Por Sérgio Henrique Santos, do Diário de Natal

Crime ambiental na Terra dos Verdes Canaviais. A prefeitura de Ceará-Mirim despeja diariamente milhares de litros de esgoto sem tratamento no leito do Rio Ceará-Mirim, que corta o território do município, distante 38 quilômetros de Natal. Línguas negras se formam em várias partes do rio. Em alguns locais, os peixes saltam da água, tamanha a agonia por falta de oxigênio dentro do manancial. A cidade tem sua própria companhia de águas, o SAAE (Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto), que está com duas bombas d'água quebradas. Além do esgoto doméstico e industrial, a rede coletora pública também recebe restos de dejetos de empresas imunizadoras, provenientes de fossas sépticas. O Matadouro Público também contribui para a sujeira no rio.

A dimensão das proporções da devassa no manancial aquífero ainda é desconhecida. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), órgão estadual de fiscalização ambiental, informou que já tem conhecimentodo problema e que vai investigar o caso administrativamente. O Idema poderá multar o município, que também já enfrenta processo judicial por causa dos esgotos. Anteontem, o descaso ganhou proporção nacional quando uma reportagem foi exibida no SBT fazendo a denúncia. Ontem o Diário esteve em Ceará-Mirim, e verificou como o esgoto in natura é despejado sem piedade no leito do rio.

Pelo menos em duas estações elevatórias as bombas não estão funcionando. As lagoas de estabilização funcionam precariamente. Das três lagoas, uma está desativada, outra está assoreada e a terceira está funcionando com certa regularidade. Todas estão totalmente cobertas por mato e cheias de formigueiros. Não há sequer tratamento preliminar do esgoto. Faltam grades de contenção de sólido e comportas. Numa ponte que dá acesso à região das usinas, após a estação de trem, uma língua negra se formou. A poucos metros dali, um grupo de rapazes tomava banho. "Tá todo poluído", gritou um deles, antes de cair n'água sem receio.

Mesmo utilizandoa água do rio, a população também reclama do mau-cheiro e da poluição no manancial. Maria Cândido, 65 anos, há 34 anos utiliza a água de um olheiro próximo para lavar roupas. "As pessoas pescam e comem os peixes e piabas que comem esse esgoto. Eu não como mais nunca, principalmente depois que vi a seboseira. É água de fezes", afirma. Josimar da Silva, 34, lavador de carros, também relata a sujeira. "De longe se sente o fedor. Tem gente que come os peixes daí. Essas pessoas não têm medo de comer e pegar uma doença".

Ao redor da margem do rio, no local onde há um córrego de esgotos, o mato está escuro de tanta poluição na água. Bolhas se formam na lâmina d'água. São os peixes tentando sobreviver. João Batista Isidoro, 29, pastoreava gado próximo a um dos trechos mais críticos, na região de uma fazenda. "Antigamente esse rio era limpo. A gente via areia no fundo do rio. Hoje só se vê esgoto. Faz muito tempo que isso está acontecendo".

A dona de casa Maria das Graças Santos, 28 anos, há onze anos mora próximo auma boca de lobo que exala um "cheiro terrível à noite, inclusive de rato podre", segundo ela própria descreveu. "Daqui desce direto para o rio. Tanto o esgoto da cidade quanto da usina escorre dai abaixo", apontou. "Nem o gado pode beber água do rio".

Ação Civil Pública tramita desde 2003

Já existe uma Ação Civil Pública ajuizada na 1ª Vara Cível da Comarca de Ceará-Mirim contra o Saae e o município. O Ministério Público pede que, além de cessar a poluição do rio, identificada em vistoria do Idema e do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), seja apresentado um Plano de Recuperação de Área Degradada. O plano deve conter a descrição física do terreno contaminado, englobando, principalmente, seus aspectos geográficos e geológicos, uma descrição resumida da biota existente no ecossistema, o tipo de comprometimento do local com os efluentes lançados, descrevendo a dimensão da área poluída e as características dos elementos poluentes encontrados, e as medidas corretivas necessárias, incluindo o método a ser utilizado, o prazo para a conclusão do projeto e o custo final do mesmo.

O problema é alvo da atuação do Ministério Público desde 2003, quando a Promotoria de Justiça de Ceará-Mirim instaurou procedimento administrativo para averiguar notícias de poluição do Rio Ceará-Mirim veiculadas em jornais e canais de televisão. Nesse mesmo ano o Idema e o Igarn realizaram algumas vistorias no local constatando a poluição e identificando novos problemas. No ano seguinte, o MP firmou um Termo de Ajustamento de Conduta com o Saae para cessar a poluição e adequação do sistema de tratamento dos esgotos na cidade. Como algumas cláusulas do TAC não haviam sido cumpridas, o Ministério Público ajuizou a Ação Civil Pública.

A reportagem tentou entrar em contato com o prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto (PR). Ele não foi localizado, nem atendeu às ligações. O DN também tentou contato com a direção do Saae. Não obteve êxito.

Mudou o delegado da Polícia Civil em Ceará-Mirim. O que ainda não mudou foram as condições de trabalho que precisam melhorar

Degepol designa Ronaldo Gomes para atuar em Ceará-Mirim


Marco Carvalho - repórter

Mais de seis meses após pedir exoneração do cargo de delegado-geral de Polícia Civil, Ronaldo Gomes de Moraes volta aos quadros da segurança pública do Estado atuando no município de Ceará-Mirim - Grande Natal. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 16. Para concretizar a designação, o atual delegado-geral, Fábio Rogério Silva, dispensou os delegados Getúlio Jorge Torres e Vicente Gomes da Costa, que ocupavam os postos em Ceará-Mirim. Ronaldo Gomes também responderá cumulativamente pela Delegacia Municipal de Rio do Fogo, distante cerca de 80 quilômetros da capital.

A decisão de Fábio Rogério entrou em vigor hoje, data da publicação da portaria da Degepol. No dia 19 de maio passado, a exoneração de Ronaldo Gomes do cargo máximo da Polícia Civil foi publicado no DOE.  Ao pedir a exoneração ao secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Aldair da Rocha, Ronaldo Gomes alegou problema de saúde na família. Desde então, gozava de licença e se manteve afastado de cargos na Polícia Civil.

tribuna do norte

Governo do Estado vai municipalizar o Programa do Leite. É bom o povo ficar atento pois vem muita politicagem eleitoral de muitos prefeitos por aí...

"Municipalização é a morte anunciada do Programa do Leite" diz deputado

O deputado José Dias, líder do PSD na Assembléia Legislativa, criticou a municipalização do Programa do Leite anunciado ontem pela governadora Rosalba Ciarlini.

Na opinião de Dias, a medida anunciada pela governadora tem como objetivo destruir o Programa do Leite.
“E uma providência que na minha visão objetiva destruir o Programa do Leite”, disse José Dias em entrevista ao blog.

Arrematando: “Como o Governo do Estado não tem coragem de acabar diretamente com o Programa do Leite, joga para os municípios para que ele(o programa) morra nas mãos dos outros”.

José Dias assinala que a governadora Rosalba Ciarlini sabe que os municípios não têm condições de arcar com os custos do programa do Leite. 

“Isto é uma morte anunciada do Programa do Leite”, enfatiza o líder do PSD na Assembléia.

Cultucando o DEM, partido da governadora, José Dias lembra que no passado o PFL também extinguiu o Programa do Leite.

“A história parece que vai se repetir”, afirma José Dias.


fonte oliveira wanderley

29 de dez. de 2011

??? Depois de uma parceria de mais de 20 anos, Robson Faria "descobre" que Agripino é cria da ditadura...

Deputado Fábio Faria: “Agripino foi empossado prefeito pelos generais”


O deputado federal Fábio Faria rebateu as declarações do senador José Agripino Maia, que disse ser o PSD, o partido de Fábio, uma legenda sem história.
“Quem é ele para vir falar de história? O pai dele foi governador na ditadura, nomeado. Ele estava trabalhando em outro Estado como engenheiro e voltou para Natal também para ser empossado prefeito pelos generais. Meu pai [o vice-governador Robinson Faria] começou como deputado estadual, há vinte e cinco anos, o que é bem diferente. Na campanha passada [quando o grupo de Fábio e Robinson apoiou Agripino] meu pai tinha história, mas agora já não tem mais. Então quem tem história é quem começa na ditadura nomeado?”, questionou asperamente o parlamentar, em entrevista a TRIBUNA DO NORTE.
Para o parlamentar a proibição do DEM se coligar ao PSD, conforme foi definida pelo senador Agripino, trará prejuízos para o próprio DEM. “Quem vai ter dificuldade de participar das eleições do jeito que as coisas estão são eles. É o estilo DEM de fazer política, desagregador, autoritário e com soberba. É batendo em Lula e em Dilma e atrapalhando o Governo do Estado. É afastando aliados e diminuindo a base. Ainda não se deram conta desse estrago todo?”, indagou Fábio Faria.
* fonte tribuna do norte

Em ano de eleição se esforçarão bastante para te enganar. Jamais caia nessa.

Pesquisa do Ipea mostra que investimento público aumenta em ano eleitoral 

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (29) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base em dados de 1995 a 2011 demonstra que os investimentos do governo federal, dos estados e dos municípios são influenciados pelo calendário eleitoral. Em ano de pleito há aumento de gastos públicos e no ano seguinte há contenção das despesas.

"Os anos subsequentes às eleições presidenciais e dos governadores estaduais normalmente coincidem com quedas muito fortes da taxa de investimento público, relacionadas a programas de ajustes fiscais, que posteriormente são revertidas no decorrer do ciclo eleitoral", descreve o comunicado do instituto.

No caso dos municípios, além da eleição estadual e federal, ainda há a influência das eleições para prefeitos e vereadores, o que acarreta em um ciclo bienal de expansão e contingenciamento de gastos. "A taxa de investimento do governo municipal, por sua vez, apresenta um comportamento muito mais irregular e uma influência mais marcada do ciclo bienal", aponta o Ipea ao salientar que "os anos não eleitorais (ímpares) são caracterizados por quedas (ou estabilidade) da taxa de investimento dos municípios, enquanto os anos eleitorais (pares) ocorrem elevações da taxa de investimento".

Segundo o Ipea, em dezembro de 1998 (ano da reeleição de Fernando Henrique Cardoso), a taxa anualizada de investimento das administrações públicas era de 2,4% do PIB (proporção relativa a valores acumulados ao longo do ano), no ano seguinte cai para cerca de 1,5%. Em 2002 (ano da primeira eleição de Luiz Inácio Lula da Silva), a taxa chega a 2,2% e em 2003 desce para 1,5%. Em 2006 (reeleição de Lula), a taxa cravou 2% e em 2007 ficou abaixo de 1,8%. No ano passado, a mesma taxa superou os 2,8% e a projeção do Ipea para este ano é de que esteja abaixo de 2,5%.

Na avaliação do economista Gil Castello Branco, do site Contas Abertas (especializado em gastos públicos), a avaliação do Ipea é pertinente. Segundo ele, em anos eleitorais, tradicionalmente, "os gastos costumam ser expandidos e o Congresso fica mais benevolente". Segundo ele, se em 2011 estivéssemos em ano eleitoral, o Legislativo teria incluído o aumento pretendido pelo Judiciário na Lei Orçamentária.

Para o economista, o ciclo de expansão e contingenciamento do orçamento é ruim por causa da descontinuidade e faz com que obras fiquem paradas. Além disso, "fica claro que o ritmo está mais relacionado ao interesse político do que ao interesse público".

Ao avaliar as taxas de investimento público de 1995 a 2010, o Ipea salienta que houve crescimento dos gastos. Em 1995, o valor do investimento público (formação bruta de capital fixo das administrações públicas) foi de R$ 49,5 bilhões; e no ano passado atingiu R$ 104,3 bilhões (valores não incluem investimentos das estatais).

O governo anunciou ontem (28) que o setor público conseguiu contingenciar R$ 126,8 bilhões nos 11 meses do ano - o que equivale a 99% da meta de superávit primário do setor público para 2011, que é R$ 127,9 bilhões.

* Fonte: Agência Brasil

27 de dez. de 2011

Rosalba assina leis que irão facilitar pagamento de débitos de IPVA

Mais de 24 mil proprietários de veículos automotores e mais de 94 mil proprietários de motocicletas e motonetas até 150 cc vão ser beneficiados diretamente com duas leis que serão assinadas pela Governadora Rosalba Ciarlini, nesta segunda-feira (26), que dispõe sobre o parcelamento de débitos fiscais e remissão de crédito tributário relativos ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A solenidade acontecerá às 16h, no Auditório da Governadoria. “Os beneficiados poderão legalizar-se perante o Estado e assim recuperar seus veículos que estiverem apreendidos, poder transitar livremente pela vias sem o perigo de serem apreendidos ou sofrer qualquer tipo de penalidade em virtude da quitação dos débitos. E para isto estamos facilitando o pagamento com parcelamento e abono de parte dos débitos”, destacou a governadora Rosalba Ciarlini.

Somando os dois benefícios, veículos, motocicletas e motonetas até 150 cc, poderão ter este direito 119.688 proprietários, totalizando uma potencial renúncia fiscal para o estado no valor de quase R$ 13 milhões. “No caso das motos serão arrecadados R$ 6.160.796,44. Valor que poderá ingressar nos cofres públicos de imediato. Mas no caso de carros vai depender do que for renegociado”, explicar José Airton, secretário de Estado da Tributação.  Para se adequar no benefício os proprietários terão que se enquadrar em alguns itens já determinados e em algumas situações descritas na legislação aprovada.
CLIQUE AQUI para ter acesso.

Pressionada pela sociedade civil organizada, Rosalba determina revogação do decreto que proibia manifestações públicas no Centro Administrativo

Deu no blog de Oliveira Wanderley

Bom senso. Foi  o que teve a governadora Rosalba Ciarlini ao decidir pela revogação do decreto que proibia manifestações públicas no Centro Administrativo.

A decisão da governadora foi anunciada nesta terça-feira(27) após uma saraivada de críticas de sindicalistas, políticos e representantes da sociedade civil organizada, como a Ordem dos Advogados do Brasil(OAB-RN).

O ato revogando o decreto será publicado na edição desta quarta-feira(28) do Diário Oficial do Estado(DOE).

Segundo Rosalba, o decreto não cerceava a livre manifestação dos servidores públicos e outras categorias.

“O ato disciplinava o acesso ao Centro Administrativo, principalmente o direito ao desempenho das atividades dos que trabalham tanto na Governadoria quanto nas secretarias estaduais”, disse a governadora a governadora.

Não é verdade o que Rosalba afirma. O decreto é autoritário, ditatorial e vai de encontro às liberdades democráticas conquistadas com luta, suor  e sangue pelo povo brasileiro.

É tanto que Rosalba, sob pressão, determinou que o decreto fosse revogado. Se o decreto não tivesse o caráter cerceador, a governadora não teria determinado sua revogação.

Aplauso para a governadora, que reconheceu o grave erro e, em tempo, mandou corrigi-lo.

A democracia agradece o gesto de Rosalba.

26 de dez. de 2011

Fim de ano!


Tudo na paz de Cristo com vocês? Mais um ano se aproxima, consequentemente mais um se finaliza. Este período se caracteriza por muitas festas, confraternizações, alegria e descontração. Mas também podemos enxergá-lo como um período de reflexão e de aprimoramento pessoal, pois é o tempo hábil para revermos alguns pontos, tais como comportamentos, decisões, atitudes e pontos de vista, e isso caro irmão em Cristo, torna-se muito mais delicado quando tomamos como referência um comportamento pautado em um caráter cristão. Nunca é tarde para analisarmos nossos conceitos e tentar aplicá-los dentro de um certo contexto, ou seja, faz-se necessário agirmos conforme aquilo que nos ensinou o mestre. Se assim o é, precisamos perdoar a quem nos ofendeu e amar aqueles que nos odeia, termos humildade naquilo que fazemos e sinceridade com quem convivemos, assim estaremos vivendo em harmonia com aquilo que lemos nas Sagradas Escrituras. Portanto, aproveite este momento especial para aplicar estes fundamentos que nos guiarão por uma vida com excelência dentro daquilo que nos propôs o nosso Senhor Jesus. Forte abraço em todos e fiquem na paz de Cristo.

Por: Blog Ceará Mirim

Privatização = Corrupção = Assalto ao Povo

2011 - O ano da privataria tucana
Em 2005, quando começaram a aparecer resultados da política de compensação de renda do governo de Luiz Inácio Lula da Silva – a melhoria na distribuição de renda e o avanço do eleitorado “lulista” nas populações mais pobres, antes facilmente capturáveis pelo voto conservador –, eles eram mensuráveis. Renda é renda, voto é voto. Isso permitia a antevisão da mudança que se prenunciava. Tinha o rosto de uma política, de pessoas que ascendiam ao mercado de consumo e da decadência das elites políticas tradicionais em redutos de votos “do atraso”. Um balanço do que foi 2011, pela profusão de caminhos e possibilidades que se abriram, torna menos óbvia a sensação de que o mundo caminha, e o Brasil caminha também, e até melhor. O país está andando com relativa desenvoltura. Não que vá chegar ao que era (no passado) o Primeiro Mundo num passe de mágicas, mas com certeza a algo melhor do que as experiências que acumulou ao longo da sua pobre história.O perfil político do governo Dilma é mais difuso, mas não se pode negar que tenha estilo próprio, e sorte. As ofensivas da mídia tradicional contra o seu ministério permitirão a ela, no próximo ano, fazer um gabinete como credora de praticamente todos os partidos da coalizão governamental. No início do governo, os partidos tinham teoricamente poder sobre ela, uma presidenta que chegou ao Planalto sem fazer vestibular em outras eleições. Na reforma ministerial, ela passa a ter maior poder de impor nomes do que os partidos aliados, inclusive o PT. Do ponto de vista da eficiência da máquina pública – e este é o perfil da presidenta – ela ganha muito num ano em que os partidos estarão mais ocupados com as questões municipais e em que o governo federal precisa agilidade para recuperar o ritmo de crescimento e fazer as obras para a Copa do Mundo. Sorte ou arte, o distanciamento de Dilma das denúncias contra os seus ministros, o fato de não segurar ninguém e, especialmente, seu estilo de manter o pé no acelerador das políticas públicas independentemente se o ministro da pasta é o candidato a ser derrubado pela imprensa, não a contaminaram com os malfeitos atribuídos a subalternos. Prova é a popularidade registrada no último mês do ano.Mais sorte que arte, a reforma ministerial começa no momento em que a grande mídia, que derrubou um a um sete ministros de Dilma, se meteu na enrascada de lidar com muito pouca arte no episódio do livro “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Jr. Passou recibo numa denúncia fundamentada e grave. Envolve venda (ou doação) do patrimônio público, lavagem de dinheiro – e, na prática, a arrogância de um projeto político que, fundamentado na ideia de redução do Estado, incorporou como estratégia a “construção” de uma “burguesia moderna”, escolhida a dedo por uma elite iluminada, e tecida especialmente para redimir o país da velha oligarquia, mas em aliança com ela própria. Os beneficiários foram os salvadores liberais, príncipes da nova era. O livro “Cabeças de Planilha”, de Luís Nassif, e o de Amaury, são complementares. O ciclo brasileiro do neoliberalismo tucano é desvendado em dois volumes “malditos” pela grande imprensa e provado por muitas novas fortunas. Na teoria. Na prática, isso é apenas a ponta do iceberg, como disse Ribeiro Jr. no debate de ontem (20), realizado pelo Centro de Estudos Barão de Itararé, no Sindicato dos Bancários: se o “Privataria” virar CPI, José Serra, família e amigos serão apenas o começo.A “Privataria” tem muito a ver com a conjuntura e com o esporte preferido da imprensa este ano, o “ministro no alvo”. Até a edição do livro, a imprensa mantinha o seu poder de agendamento e derrubava ministros por quilo; Dilma fingia indiferença e dava a cabeça do escolhido. A grande mídia exultou de poder: depois de derrubar um presidente, nos anos 90, passou a definir gabinetes, em 2011, sem ter sido eleito e sem participar do governo de coalizão da mandatária do país. A ideologia conservadora segundo a qual a política é intrinsicamente suja, e a democracia uma obra de ignorantes, resolveu o fato de que a popularidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dizimou a oposição institucional, em 2010, e a criação do PSD jogou as cinzas fora, terceirizando a política: a mídia assumiu, sem constrangimentos, o papel de partido político. No ano de 2011, a única oposição do país foi a mídia tradicional. As pequenas legendas de esquerda sequer fizeram barulho, por falta de condições, inclusive internas (parece que o PSOL levou do PT apenas uma vocação atávica para dissidências internas; e o PT, ao institucionalizar-se, livrou-se um pouco dela – aliás, nem tanto, vide o último capítulo do livro do Amaury Ribeiro Jr.).Quando a presidenta Dilma Rousseff começar a escolher seus novos ministros, e se fizer isso logo, a grande mídia ainda estará sob o impacto do constrangimento. Dilma ganhou, sem imaginar, um presente de Papai Noel. A imprensa estará muito menos disposta a comprar uma briga durante a CPI da Privataria – quer porque ela começa questionando a lisura de aliados sólidos da mídia hegemônica em 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010, quer porque esse tema é uma caixinha de surpresas.Isso não chega a ser uma crise que a democracia não tenha condições de lidar. Na CPI dos Anões do Orçamento, que atingiu o Congresso, os partidos viveram intensamente a crise e, até por instinto de sobrevivência, cortaram na própria carne (em alguns casos, com a ajuda da imprensa, jogaram fora a água da bacia com alguns inocentes junto). A CPI pode ser uma boa chance de o Brasil fazer um acerto com a história de suas elites. E, mais do que isso, um debate sério, de fato, sobre um sistema político que mantém no poder elites decadentes e é facilmente capturado por interesses privados. Pode dar uma boa mão para o debate sobre a transparência do Estado e sobre uma verdadeira separação da política e do poder econômico. 2012 pode ser bom para a reforma política, apesar de ter eleições municipais. Pode ser o ano em que o Brasil começará a discutir a corrupção do seu sistema político como gente grande. Cansou essa brincadeira de o tema da corrupção ser usado apenas como slogan eleitoral. O Brasil já está maduro para discutir e resolver esse sério problema estrutural da vida política brasileira.

* Por Maria Inês Nassif em Carta Maior

Ministério do Planejamento publica lista dos feriados em 2012

Diário Oficial da União desta segunda-feira (26) publica uma portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que divulga os dias de feriado nacional em 2012. Além disso, estabelece as datas nas quais será ponto facultativo para os órgãos públicos federais.


De acordo com o texto da portaria nº 595, de 22 de dezembro de 2011, publicada no Diário Oficial d
a União desta segunda-feira (26), as datas consideradas feriados nacionais são: 1º de janeiro (Confraternização Universal), 21 de abril (Tiradentes ), 1º de maio (Dia Mundial do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal).

Há ainda,  o feriado do dia 28 de outubro, em que funcionários públicos comemoram o Dia do Servidor Público, conforme a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dentre os pontos facultativos estão: 20 e 21 de fevereiro (Carnaval), 22 de fevereiro (quarta-feira de Cinzas, sendo ponto facultativo até as 14h), 6 de abril (Paixão de Cristo), 7 de junho (Corpus Christi), 24 de dezembro (véspera do Natal) e 31 de dezembro (véspera de Ano Novo).

A ministra Miriam Belchior estabelece, na portaria por ela assinada, que os órgãos federais irão observar em cada localidade os feriados declarados em leis estaduais e municipais. Nestes, assim como nos feriados nacionalmente reconhecidos, os serviços essenciais de cada área deverão ser mantidos.

* Fonte: G1

23 de dez. de 2011

Desgoverno do PR quer negociar terrenos públicos sem ouvir o povo...

Deu no blog Fala Ceará-Mirim

População é contra permuta de área pública
Crédito da foto: Blog de Iran Costa
É preciso que o governo Peixoto tenha o mínimo de bom senso e desista de permutar uma área pública no Conjunto Novos Tempos para disponibilizar um terreno para a feira das Cinco Bocas.
 A grande maioria das pessoas que temos conversado principalmente feirantes, moradores e consumidores são contrários a retirada da feira do local bem como a permuta das áreas.
 Os moradores do Conjunto Novos Tempos não podem ser penalizados com essa atitude irresponsável do governo, pois a área verde na comunidade é para uso público e não privado.
 O que o governo Peixoto deve fazer é padronizar as feiras livres da cidade, limpando (e lavando) imediatamente após o término da feira e oferecer as condições sanitárias necessárias durante a realização das feiras.

Isso só aconteceu porque o povo exigiu seu direito

Orçamento 2012 é debatido em Audiência Pública

A Câmara Municipal de Ceará-Mirim promoveu na tarde desta terça-feira (20), uma Audiência Pública para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA), referente a 2102.
O debate aconteceu no plenário vereador Paulo Antônio da Cruz, para cumprir uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal (art. 48, parágrafo I).
A audiência contou com a presença de alguns representantes de instituições que puderam expor seus pontos de vista sobre o que precisa ser priorizado no orçamento do próximo ano.
Na ocasião os vereadores que representam a sociedade civil apresentaram questionamentos sobre o projeto da lei, e destacaram algumas solicitações da população, que foram transformadas em requerimentos e foram anexadas como emendas na matéria.
“A participação da população no debate de um assunto tão importante como a LOA, demonstra a sencibilidada da Câmara com a democracia, frisou, Etevaldo Júnior presidente do (PSDC), Diretório Municipal, parabenizando o Poder Legislativo.
Para o vice-presidente da Casa, vereador Júlio César (PSD), a essência da lei não se resume a sua discussão, mas a aplicação dos recursos públicos, que devem ser feitos de acordo com o que foi colocado pelo povo.
Estiveram presentes na audiência o propositor, presidente da Câmara, vereador Ronaldo Venâncio (PMN), Franklin Marinho (DEM), Renato Coutinho (PR), Elcio Clemente (PSC), Zélia Dantas (PSDB), Graça Freitas (PR), Patrícia Juna (PDT) e Júlio César (PDS).
O Projeto que estima um valor acima de 84 milhões, tramita na casa desde o dia (30) de setembro, no momento está em apreciação e aguada votação na Sessão Ordinária iniciada a pouco tempo na Câmara Municipal.
Assessoria de Imprensa
Texto: Jhancy Richelm

Greve em Ceará-Mirim

Funcionários que estão com salários atrasados entraram em greve. Todos os terceirizados estão sem receber salário há 4 meses.


Esse governo é um verdadeiro caos.

Morre homem espancado por equipe de segurança privada na festa da padroeira

 A despreparada equipe de segurança privada da festa da padroeira que foi promovida pela prefeitura é acusada de espancar um homem que chegou a falecer dias depois devido a agressão.


A matéria foi destaque no programa Patrulha Policial na tv Ponta Negra.

ABC contrata Washington, ex-artilheiro de Palmeiras, Ceará e Vasco

ABC confirma contratação de atacante do Ceará




O ABC fechou contrato com o atacante Washington, artilheiro do Ceará/CE na Série A de 2011. A confirmação foi dada pelo presidente alvinegro, Rubens Guilherme Dantas, através do site oficial do clube, na noite dessa quinta-feira (22).

O jogador tinha contrato até dezembro de 2012 com o Vozão, mas já foi liberado pelo presidente do clube.

Passagem pelo Ceará

Desde 2010 em Fortaleza, Washington teve contrato renovado neste ano e ficaria até o fim da próxima temporada em Porangabuçu. Ao longo do ano, no entanto, perdeu espaço pela falta de efetividade como camisa 9 no Vovô.

Com a nova realidade da folha salarial do Vovô, que tem teto estipulado em R$400 mil, a permanência de Washington no clube cearense se tornou inviável.

Na Série A deste ano, Washington foi o vice-artilheiro da equipe, marcando 8 gols na competição.
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

22 de dez. de 2011

Casa do prefeito de Ceará-Mirim foi arrombada

Deu no Blog de João Andre - Ceará-Mirim Livre
 
O castigo veio a Jato

#Meu Deus, em que mundo nós vivemos? Em que lugar do universo estamos? Até onde vai a ousadia dos donos do alheio? Alguns "malucos" totalmente sem juízo, inventaram de roubar na casa do Delegado Prefeito, Antônio Peixoto. A façanha aconteceu nesta terça-feira a noite na localidade de Massaranduba. Os meliantes achando que era "babada" roubar na casa de um delegado, se atreveram e roubaram, mas em pouco tempo de festa por parte deles a farra acabou. Depois de terem roubado várias peças de carnes e uma rede de dormir, os policiais civis Jessé, Sérgio e Samuel, juntamente com o Delegado Prefeito, prenderam os meliantes que devem ter saboreado com vontade, o gosto de "afanar" em um lugar nada recomendável. Ai, como doi....

MP quer cancelamento de concursos no interior

O Ministério Público Estadual recomendou às prefeituras dos municípios de Martins e Antônio Martins, no interior do Rio Grande do Norte, que cancelassem os concursos públicos realizados neste ano. As recomendações 07 e 08/2011 foram publicadas ontem no Diário Oficial do Estado e os prefeitos têm cinco dias para enviarem respostas informando as providências tomadas. A promotora de Justiça Gerliana Maria Silva Araújo Rocha, que assina os documentos, embasa as recomendações nas fraudes constatadas em virtude da deflagração da "Operação QI".

O MPE deflagrou na semana passada a "Operação QI", fruto da investigação dos promotores de Justiça que apontaram irregularidades em diversos concursos públicos realizados no interior do Rio Grande do Norte. O trabalho do MP no caso durou quatro meses e encontrou indícios de ilegalidades, como fraudes em licitações, corrupção passiva e ativa, estelionato e tráfico de influência. De acordo com a investigação, prefeitos e outros agentes públicos podem ter participado de negociatas para garantir a aprovação de pessoas previamente listadas. Vagas avulsas eram vendidas por R$ 3 mil. 

Na recomendação expedida ontem, a promotora de Justiça esclarece que as "provas coletadas pelo Juízo desta Comarca evidenciam que houve irregularidade na aprovação de 25 pessoas dentre os 62 aprovados no número de vagas oferecidas no concurso, 15 dentre as 55 pessoas classificadas no cadastro de reservas e 4 pessoas dentre as 19 que foram aprovadas no processo seletivo"; dados referentes ao concurso em Martins.

Em Antônio Martins, os crimes podem ter se repetido. De acordo com Gerliana Araújo, "as provas obtidas pelo Ministério Público indicam que houve fraude no concurso público para ingresso de servidores no município com a aprovação de candidatos após o pagamento de "propina". A recomendação também ocorre no sentido de realização de nova licitação para contratação de outra empresa, que não a Concsel - Concursos e Seleção de Pessoal Ltda.. Em Martins, o resultado certame já havia sido publicado. Quanto a Antônio Martins, estava programado para essa semana a divulgação dos resultados e a classificação dos candidatos, o que não acontecerá mais. 

A investigação do MP resultou na emissão de quatro mandados de prisão preventiva cumpridos na semana passada. Foram presos: o secretário de administração de Caiçara do Rio dos Ventos, o empresário Antônio Laurentino Ramos Neto; o presidente da Câmara dos Vereadores de Martins, Fulgêncio Teixeira Neto; a filha de Antônio Laurentino, Jesiele Paiva Ramos; e a secretária de saúde do município de Severiano Melo, Isabelle Cristina Gomes. Outras três pessoas não identificadas foram presas em flagrante.

Mídia comprada: CEI questiona pagamentos a blogueiros e jornalistas


O interrogatório do secretário-chefe do Gabinete Civil, Kalazans Bezerra, o mais aguarado pela Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga os contratos da Prefeitura de Natal, acabou ofuscado ontem pelo depoimento do titular da pasta de Comunicação, Jean Valério. É que veio à tona, durante a inquirição, a quantas andam os contratos na área de publicidade do município que alimentam inclusive pagamentos de montantes variados repassados a blogueiros e jornalistas da cidade. Alguns dos vereadores da CEI chegaram a afirmar, de posse dos valores, que ali se explicava facilmente as críticas endereçadas aos parlamentares que investigam a Prefeitura e, por outro lado, as menções elogiosas à gestão municipal.

Logo de início, Jean Valério foi indagado pelo relator da CEI, vereador Júlio Protásio (PSB), sobre possíveis privilégios aos dois meios de comunicação da família da prefeita Micarla de Sousa (PV) - a TV Ponta Negra e a 95 FM - quando da feitura dos contratos. Ele negou.  A emissora da família da chefe do Executivo recebeu em 2011 R$ 800,9 mil, segundo a relação de conferência bancária da Secretaria de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (Sempla), a qual teve acesso a reportagem da TRIBUNA DO NORTE.

Júlio Protásio questionou ainda sobre R$ 16 mil reais pagos ao jornalista Nélio Júnior, que foi assessor especial da prefeita Micarla de Sousa por alguns meses. "Qual o vínculo do repórter que continua recebendo esse pagamento mesmo vivendo atualmente no Canadá?", interrogou o peessebista. O secretário explicou que o montante  é pago à agência "Duca Comunicação" e que esta não mais pertence ao jornalista.  Jean Valério disse também Nélio Júnior divulgava as ações de Natal no site de sua propriedade e de uma revista. "Ele conseguiu página inteira para divulgar a cidade em jornais como Folha de São Paulo", emendou Jean. "No relatório que farei vou recomendar suspender esse contrato porque isso é uma imoralidade. O jornalista fora do país e a empresa recebendo R$ 16 mil", completou o vereador.

O depoimento seguiu tenso, até que surgiu o nome da blogueira Thaisa Galvão e o clima esquentou ainda mais. A vereadora Sargento Regina (PDT) achou alto o valor recebido mensalmente pela jornalista que é de R$ 12,5 mil/mês  quando, segundo ela, "profissionais com muito mais credibilidade são remunerados com muito menos". "Como explicar esse trabalho de 'excelência' que ela faz", provocou Mary Regina. Jean Valério mais uma vez justificou os pagamentos realizados: "Esse não é um serviço ilegal e estamos dando transparência neste momento. Eu quero dizer que a nossa escolha se dá pelo acesso e visibilidade do espaço e também de acordo com a proposta do proprietário". O secretário ressaltou que o blog de Thaisa Galvão já foi acessado por mais de 16 milhões de pessoas, o que credenciaria a receber tal valor.

Também houve questionamento sobre o pagamento ao jornalista Túlio Lemos. A vereadora Júlia Arruda (PSB), presidenta da CEI, perguntou ao secretário sobre o pagamento no valor de R$ 18,5 mil/mês com destino à agência de nome "Premium". Jean acabou admitindo que a empresa pertence ao jornalista citado e confirmou a fatura afirmando que esta se refere ao patrocínio de um noticiário de telejornalismo e ao programa "Expressão Política", que tem como âncoras, além de Túlio Lemos, o jornalista Marcos Aurélio Sá. 

Um suposto patrocínio no valor de R$ 5 mil foi creditado ao jornalista Ricardo Rosado de Holanda, dono do site FatorRRH. "Isso vem para mostrar a 'isenção' dele, que é inclusive comentarista da TV Ponta Negra, quando vem desqualificar a CEI", criticou Júlia Arruda.

Também foram citados o colunista Jota Oliveira, da TN, que recebeu R$ 10 e R$ 6 mil; o blogueiro e fotógrafo Márlio Forte, que recebe entre R$ 1,8 a R$ 3 mil.
#tribuna do norte

20 de dez. de 2011

MELO NUNCA MAIS! Concursos públicos no governo dos Melos foram realizados por quadrilha


Deu no blog Fala Ceará-Mirim
Quadrilha presa por operação do MP realizou concursos em Ceará-Mirim

Há tempos que afirmamos que os concursos públicos em Ceará-Mirim são muito suspeitos de serem fraudulentos.
Ceará-Mirim tem amplo conhecimento que a politicagem e a corrupção fraudaram diversos concursos públicos na nossa cidade.
As empresas CONCSEL e SOLUÇÕES, que realizaram concursos da prefeitura de Ceará-Mirim, foram alvos de investigação do Ministério Público durante a Operação Q.I. e o resultado até agora foi a prisão de sete pessoas por formação de quadrilha.
Se a investigação for aprofundada poderá atingir e levar para a cadeia muitos corruptos e criminosos pelo Rio Grande do Norte, inclusive em Ceará-Mirim.

19 de dez. de 2011

O povo exigiu e a Câmara de Vereadores foi obrigada a cumprir a lei e discutir o orçamento com a população

Câmara promove Audiência Pública para debater LOA

Orçamento 2012 está em análise

A Lei Orçamentária Anual (LOA), para o exercício de 2012, encaminhada a Câmara de Ceará-Mirim, pelo executivo municipal aguarda votação.
A previsão é de que o orçamento seja votado na Sessão Ordinária desta terça-feira (20), depois de uma Audiência Pública, que será realizada a partir das 14horas, no Plenário da Câmara, para debater o assunto conforme determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal (art. 48, parágrafo I).
De acordo com presidente do Poder Legislativo, vereador Ronaldo Venâncio (PMN), a audiência é uma oportunidade para que os vereadores e representantes da sociedade civil apresentem questionamentos sobre o projeto da lei, destacando o que deve ser priorizado no orçamento do próximo ano.
A LOA 2012 que está sendo analisada pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, prevê uma receita estimada em R$ 84 milhões, 384 mil, 635 reais, para o município de Ceará-Mirim.
No ano passado os parlamentares aprovaram um orçamento de mais de R$ 73 milhões, destinados principalmente a manutenção de ações em áreas básicas e outros investimentos julgados necessário.
 
Texto: Jhancy Richelm (84) 8126-6692

HOMICÍDIO EM CEARÁ-MIRIM

Deu no blog de Santiago

A noite deste domingo foi marcada por violência em Ceará-Mirim, informações dão conta de que duas pessoas chegaram em uma moto de placas não identificadas na Rua: Rio Novo, conj. são manoel aqui em Ceará-Mirim e foram atirando sem chances de defesa, a jovem Janiara Souza Silva foi atingida com um tiro na mão e sua tia, a Sra Maria Damiana Souza(foto) que estava próximo não teve a mesma chace foi atingida com um tiro e veio a óbito, Maria Damiana ainda foi socorrida até o hospital da cidade mas não resistiu aos ferimentos.


A Polícia Militar foi acionada e está em diligência na tentativa de capturar a dupla, as informações colhidas por testemunhas informaram que existia uma "richa" entre Janiara e uma outra jovem, e familiares informaram ja existir um BO, contra essa jovem. Até o fechamento da matéria ninguém tinha sido preso.

O Ministério Público do RN está combatendo a corrupção, tomará que esse combate chegue a Ceará-Mirim

Prefeito e vereadores de Vila Flor são presos sob suspeita de corrupção

De acordo com informações iniciais, as investigações que resultaram nas prisões foram feitas pela equipe do Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de Natal. A suspeita é de que os detitos estavam envolvidos em uma rede de corrupção envolvendo os Poderes Executivo e Legislativo municipal.

Cerca de 120 policiais militares participam da operação acompanhando os promotores de Justiça. Os presos foram trazidos para Natal e levados para a sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Candelária, onde estão prestando depoimento. Em seguida, serão levados ao Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), onde passarão por exames de corpo de delito.


Tribuna do Norte

COM DESCASO CADA VEZ MAIOR, PREFEITURA SEGUE IGNORANDO PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

DEU NO BLOG DO SINTE - REGIONAL DE CEARÁ-MIRIM
Diante do tamanho descaso da Prefeitura com os educadores de Ceará-Mirim, o Sinte/RN faz uma pergunta ao prefeito Antônio Peixoto (PR): onde está a audiência que o sindicato solicitou? Há quase um mês o Sinte/RN entregou um ofício pedindo a reunião, mas até o momento não houve resposta. O repertório de desculpas já se esgotou ou a Prefeitura está querendo ganhar tempo para que o ano letivo termine sem que os problemas da educação sejam resolvidos? Se isso acontecer, também não será novidade, já que é assim que o prefeito demonstra seu respeito e sua prioridade pelo ensino público.

A demora para o agendamento de uma audiência é recorrente. Quando finalmente é marcada, acaba sendo adiada por diversos motivos. Se for agendada para as 9 horas, tem início só depois do meio-dia. Tendo a Prefeitura acordo com alguma proposta do Sindicato da Educação, esta é encaminhada para secretários e assessores resolverem. Entretanto, como se tivessem sido orientados para tanto, assessores e secretários “esquecem” a questão, deixam de analisar documentos importantes e as pendências são colocadas de lado. Assim, o que era ruim vai ficando cada vez pior, com os problemas administrativos se somando aos mais antigos. Como se não bastasse, o prefeito Antônio Peixoto ainda afirma que o Sinte quer resolver tudo às pressas, de um dia para o outro.

Veja algumas das necessidades da educação pública que a Prefeitura julga não haver precisão de solucionar imediatamente.

Insalubridade para ASG,s e merendeiras, concurso público, troca dos quadros das escolas, prestação se contas das reformas, pagamento de 1/6 sobre férias, pagamento da correção de 6,46% do Piso Nacional, implantação dos títulos de 180 horas para o ensino infantil e incorporação dos auxiliares de creche ao PCCS.

O Sinte/RN de Ceará-Mirim está atento e continua cobrando providências do prefeito Antônio Peixoto. “Não aceitamos a política de embromação. Enquanto a Prefeitura age dessa forma, com certeza os trabalhadores em educação estão nas escolas, tendo de trabalhar até o final do mês enfrentando as más condições de trabalho, salários defasados e sem saber quando é que seus direitos serão respeitados.”, disse Ana Célia Siqueira, diretora do sindicato.

Para se ter uma ideia do descaso da Prefeitura, os diários de classe, documentos importantes para registro do trabalho dos professores, deveriam estar nas escolas desde o início do ano, mas só foram entregues recentemente. Existem escolas sem funcionar por estarem em obras, como é o caso da unidade de ensino da comunidade de Rio dos Índios. É assim que funciona a educação pública em Ceará-Mirim, sem falar nos trabalhadores contratados e nos transportes, que ameaçam paralisar as atividades. Caso isso aconteça, com certeza irá comprometer mais uma vez a “normalidade” das aulas. Entretanto, enquanto os governos municipais, estaduais e o federal defenderem melhorias para a educação apenas o discurso, sem aumentar os investimentos de fato, nada será normal.

18 de dez. de 2011

Deu em AlexMedeiros.com.br

Poupem Neymar, seus abutres!


Final del Mundial de Clubes de la FIFA
Escutem aqui, seus filhos de putas (perdão, leitores, estou me referindo aos comentaristas do pachequismo sem fim), são vocês que agora deveriam juntar os cacos do time do Santos depois de um resultado que o mundo inteiro já esperava e apenas vocês insistiram na ilusão, ocupados, como sempre, na fabricação de mitos e heróis para alimentar a audiênciazinha dos veículos dos seus patrões.                           

Vocês não têm o menor direito de ir buscar explicações sobre o show do Barcelona – apenas mais um desde os tempos de Ronaldinho e Deco – na fala dos próprios garotos do Santos FC. É fácil pra vocês, seus hipócritas, encher de falsa esperança a cabeça do torcedor brasileiro e na hora da frustração coletiva apontarem os microfones e câmeras para o rosto de um garoto assustado. 

Respeitem a juventude de Neymar, sua visível falta de experiência para carregar nas costas a mitificação do marketing que enche de dinheiro o rabo de muito mais gente do que tão somente o próprio jogador e seus familiares. Vocês, como eu, sabiam, sim senhor, que não há no momento adversário para o Barcelona em solo do planeta Terra. Mas insistiram na patriotada para garantir seus pontinhos no Ibope e espaços publicitários. 

Os jogadores do Santos não têm que explicar porra nenhuma. Eles perderam para um time que já botou para bailar, mais de uma vez, os melhores clubes do mundo. E humilharam da mesma forma, não porque os craques do Barcelona queiram menosprezar ninguém, mas porque o futebol que eles jogam é algo ainda a ser estudado por especialistas de futebol. Obviamente que não serão vocês, os urubus em busca da carniça marqueteira. 

Ontem, nos jornais espanhóis, o destaque para uma entrevista do meia Cesc Fábregas foi seu comentário, curto e certeiro: “Se temos a bola, não há Neymar”. Um comentário exclusivamente técnico e que leva embutido em seu conceito um respeito pelo jovem craque brasileiro. Sabedor do talento individual do garoto, Fábregas apenas disse o óbvio, como de fato aconteceu. Se o Barça tem a bola, o inimigo não toca nela, quer seja com Neymar ou com Cristiano Ronaldo ou com Wayne Rooney, todos implacáveis goleadores. 

Vocês, que não se curam desse ufanismo doentio de querer vender gato por lebre, que fantasiam as estatísticas por causa das cinco taças em Copas do Mundo (como se o futebol só acontecesse de quatro em quatro anos), são os mais indicados para explicar a derrota humilhante do Santos e não expor o rosto imberbe e espinhento de um ainda adolescente (que só havia enfrentado Messi no PlayStation e se vê, de repente, diante do cara sem saber se é de carne e osso ou de bytes). 

Vocês são os profissionais das análises e comentários; vocês contaminaram o Brasil na desproposital comparação entre Messi e Neymar. Repetiram o assunto à exaustão nas TVs e rádios, desenharam gráficos graciosos, dominaram as páginas das redes sociais e acabaram criando um clima de final de Copa do Mundo no Brasil, enquanto na Europa apenas a Espanha estava totalmente voltada para o jogo. Os estádios na Inglaterra, Alemanha e Itália, por exemplo, estavam lotados na hora da partida no Japão. 

Afastem seus microfones do Neymar, não inventem coletivas para o Ganso. Esses caras já fizeram muito dentro da realidade do futebol brasileiro com seus estádios quase vazios, times cheios de dívidas e mal gerenciados. Eu acho que minha sensação de piedade com o olhar perdido de Neymar dizendo na TV que “o Barcelona realmente nos ensinou a jogar a futebol” foi similar à do seu próprio pai. Só a sensibilidade paterna pode agir assim, jamais um magote de jornalistas forjando ilusões para vender audiência e mitificar o nosso futebol. 

Eu desisti de esperar uma derrota do Barcelona em jogos importantes desde aquela final contra o Manchester United pela Champions League, quando Messi mais uma vez – a rotina não o abate – destroçou um supertime. Aquele foi o melhor jogo do ano 2011 e o clube inglês, até o juiz apitar o início, tinha realmente chances de superar o insuperável. De lá para cá, está humanamente impossível dominar o time catalão. Talvez, quem sabe, um time de Marte. 

Mas vocês, seus patriotas pés-de-chinelo, que imaginam o futebol como uma glória da raça, um bem que supre nossa insignificância na Educação, na Saúde e na ética política, não se cansam de investir no circo mambembe das nossas ineficiências e quando o pano cai e o leão se solta para morder o moral dos assistentes, são os primeiros que se apresentam para julgar e reparar erros.

Tirem suas câmeras da frente de Neymar, deixem o garoto crescer mais seu futebol, sem firulas e fantasias extra-campo. A vida esportiva não é o Big Brother Brasil. Não comparem o rapaz com Lionel Messi, não façam comentariozinhos que se espalham entre o povo de que o craque do Barça não é simpático quanto o brasileiro. Não digam que o argentino foge das entrevistas.

Se vocês acompanhassem diariamente o planejado, organizado e empresariado futebol europeu, saberiam que os contratos estabelecem alguns limites aos craques, para protegê-los de exposições ridículas. Alguns, como Messi, só podem dar de cinco a sete entrevistas coletivas por ano.

O Adriano, que vocês insistem em chamar de Imperador quando já não há reino nem castelos, foi demitido da Inter, entre outros deslizes, por ter andado de motocicleta, coisa que o contrato proíbe. Vocês, seus abutres, não entendem que jogador tem que jogar futebol, como faz Messi, e não dividir-se numa segunda vida social de celebridade de auditórios e de palanques midiáticos. 

De novo, como sempre faço ao assistir o espetáculo do time de Guardiola, torci pelo Barcelona, por uma questão de princípio ludopédico: sem o Botafogo, o São Paulo e o Corintians de Caicó em campo, digo não a qualquer outro clube brasileiro. De surpresa, o jogo não teve nada. A supremacia azulgrená foi repetitiva até no uniforme do adversário, o terceiro consecutivo a perder todo de branco (Real Madrid e Al Sadd antes). 

Vibrei com Messi mais uma vez comprovando sua sina de vice-Rei no império de Pelé. Babei como sempre com a genialidade de Iniesta e a onipresença de Xavi. E só não terminei em completo êxtase porque não pude conter a revolta diante dos comentários de vocês, buscando nos meninos de Muricy a resposta para o fracasso.

A fisionomia assustada, de criança perdida, de Neymar na frente da câmera me encheu de ódio. Foi como ver meu filho mais novo cercado de feras. Se eu fosse o pai do craque, vocês tão cedo encostariam nele. Fiquem longe da vida pessoal do rapaz. Não basta o sofrimento de um Barcelona estelar tão perto?