7 de mai. de 2014

Entre janeiro a abril de 2014, houveram 11 homicídios em Ceará-Mirim, segundo CEDH-RN


Com o quarto mês do ano chegando ao fim, o número de homicídios no Rio Grande do Norte em 2014 atingiu a marca impressionante de 550 vítimas fatais. Os dados foram divulgados neste sábado (26) pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH-RN), que mostrou a região da Grande Natal como o local mais perigoso de todo o Estado.

Com os índices, a média diária de mortes intencionais no RN é de 4,7 (137,5 por mês), superior ao número registrado em 2013, quando 1633 pessoas foram mortas propositalmente, o que gerou uma média de 4,4 por dia (136 por mês). Natal segue na liderança no registro de mortes, com 190, seguida por Parnamirim, com 46. Os outros municípios que fazem parte da Grande Natal também figuram na lista: São Gonçalo do Amarante (25 mortes), Macaíba (21 mortes), São José do Mipibu (19 mortes), Ceará-Mirim (11 mortes), Extremoz (10 mortes), Nísia Floresta (6 mortes).

Os números demonstram que, de longe, a região da Grande Natal é a mais perigosa do Estado, com 328 homicídios no total. Para o tenente coronel Jair Justino, coordenador do 3º Batalhão da Polícia Militar de Parnamirim, que é responsável pelo atendimento, além de Parnamirim, das cidades de Nísia Floresta, Monte Alegre e São José de Mipibu, o crescimento populacional dos municípios tem sido um fator determinante para o aumento da criminalidade.

“Hoje o nosso Batalhão tem um efetivo de 350 policiais e entre 17 e 18 viaturas para atender toda essa região. Nos últimos anos a população da Grande Natal cresceu muito e o efetivo policial não acompanhou esse crescimento, o que acaba sobrecarregando o nosso efetivo atual. Somente em Parnamirim temos quase 250 mil habitantes. Tentamos fazer o possível para evitar os crimes, mas muitas vezes fica complicado”, afirmou.

De acordo com Jair, a grande maioria dos homicídios tem acontecido com pessoas que já tiveram ou ainda têm envolvimento com alguma atividade criminosa. “A obrigação da polícia é preservar a vida, independentemente se essa pessoal está no mundo do crime ou não. Mas o que percebemos é que realmente aumentou muito o chamado “acerto de contas”. Não só crimes com relação com as drogas, mas outros também. Por exemplo, semana passada executaram um homem aqui em Parnamirim. A vítima era suspeita de ter matado o próprio pai. Criminosos estão matando criminoso. Mas, como eu disse, o trabalho da polícia é preservar a vida”.

Ainda segundo Jair Justino, um trabalho com a população também tem sido feito para tentar diminuir esses índices. “Nós temos um contato constante com a comunidade. Nós temos o programa da Polícia Comunitária, que sempre está indo aos bairros. A população também pode ajudar denunciando qualquer tipo de situação. Infelizmente a polícia não pode estar em todos os lugares, por isso o apoio da população é muito importante”.

O tenente coronel também cobrou uma melhoria estrutural nas cidades. “Os municípios do Estado apresentam alguns problemas. Na Grande Natal, por exemplo, temos cidades com bairros pouco iluminados. Locais com o acesso complicado, com muito mato. Esses locais são muito usados pelos bandidos”.

# Repórter Diego Hervani

Sâmya Convida: música de boa qualidade aos domingos do mês de maio em Ceará-Mirim


Globo FC contrata dois reforços e renova com treinador para a Série D

Da Silva e Glaubinho, destaques do Baraúnas no estadual, reforçam a Águia de Ceará-Mirim no Campeonato Brasileiro. Higor César e cinco jogadores renovam

Baraúnas e Corintians empataram em 1 a 1 no Nogueirão (Foto: Carlos Guerra Júnior/Divulgação) 
Vice-campeão potiguar em 2014, o Globo FC inicia o planejamento para a Série D do Campeonato Brasileiro. Uma semana após o término do estadual, o clube anunciou na noite de segunda-feira a contratação dos dois primeiros reforços para a competição nacional. O lateral-direito Glaubinho e o meia Da Silva, que estavam no Baraúnas, chegam por indicação do técnico Higor César, que acertou permanência no comando da Águia até o final da temporada. Outros cinco jogadores da boa campanha no início da temporada renovaram seus vínculos.
- Observei muitos atletas, principalmente no estadual. Da Silva e Glaubinho mostraram muita qualidade e, acredito, serão importantes para a conquista do nosso objetivo que é subir para a Série C. Outros nomes estão na lista e estamos negociando - disse Higor.
Renatinho Potiguar, lateral-esquerdo do Globo FC (Foto: Divulgação/ABC)
Da Silva tem 31 anos e tem passagens por Coruripe, CRB, Serra Talhada e CSA. Já Glaubinho, de 24 anos, defendeu Assu e Legião-DF.

O presidente do Globo FC, Marconi Barretto, também confirmou a renovação dos laterais Renatinho Potiguar e Geovane, do zagueiro Mersinho, do meia Jozicley e do atacante Romarinho. Anteriormente, o dirigente já havia acertado a permanência do goleiro Rafael e do atacante Ricardo Lopes, artilheiro do estadual com 16 gols.

Higor César fica
Valorizado após a boa campanha no estadual, o treinador Higor César fica no Globo FC para a Série D. Ele começou a trabalhar no clube como técnico das categorias de base e chegou ao comando do time profissional na montagem do grupo para o Campeonato Potiguar de 2014. Em campo, conseguiu o título da Copa FNF e do primeiro turno do estadual, o que garantiu vagas para a Copa do Brasil e Copa do Nordeste do próximo ano.
  

- Só tenho a agradecer primeiramente a Deus por tanta glória. Depois ao nosso presidente Marconi Barretto, que confiou no meu trabalho e proporcionou a melhor estrutura que já trabalhei. Não posso esquecer da minha família que sempre se manteve próxima, independentemente da situação, da comissão técnica e dos jogadores que acreditaram na minha filosofia e ajudaram a criar um clima familiar no Globo Futebol Clube - afirmou

#GloboEsporte.com

Professores realizam assembléia unificada em Ceará-Mirim



ATENÇÃO, TRABALHADORES! Retomaremos a nossa Assembleia Unificada no dia 8 de maio, ás 8h30, na Escola Municipal Adele Oliveira. Teremos como pautas:


1. Debate sobre Jornada de trabalho;
2. Informes jurídicos - ação sobre Avaliação de Desempenho e sobre o desconto do imposto Sindical;
3. Retomada das negociações com a Prefeitura;
4. Encaminhamentos.


#SINTE - REGIONAL DE CEARÁ-MIRIM/RN