31 de out. de 2015

Igreja Católica promove 31ª Caminhada da Paz em Ceará-MIrim



Este ano a Caminhada reflete o tema "Do Encontro com Deus ao Encontro da Paz". Também como forma de divulgar o evento, o Setor Juventude está realizando missões nos setores territoriais desde 22 de agosto com momentos de pregação, bate-papo, louvor e adoração. A próxima visita acontece no Setor Frei Galvão, em Massaranduba no dia 04/10.
A 31ª edição da Caminhada será no dia 31/10 (sábado) com concentração a partir das 16h em frente ao prédio da Antiga Brahma e animação musical da Banda Sacrário Vivo e Ministério Restaura-me durante o percurso, e a banda Swing do Alto na Praça do Mercado. 

#Com informações de nsconceicao.com.br

IFRN comemorou o segundo aniversário do Campus de Ceará-Mirim


No último dia 28/10, o Campus Ceará-Mirim/IFRN comemorou com satisfação e orgulho seu segundo aniversário. A programação foi aberta ao público e contou com a presença do Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRODES), o Sr. Wyllys Tabosa, representando o Reitor e do Diretor-Geral do Campus, prof. Álvaro Paiva, compondo a mesa de abertura. Além da presença dos servidores, alunos e demais pessoas da comunidade.
Nos discursos, o Diretor-Geral, Álvaro Paiva, fez um balanço geral das ações do Campus desde o início há dois anos até os dias atuais. Agradecimentos da prefeitura e Secretaria Municipal de Educação pela parceria do IFRN/Ceará-Mirim com esses órgãos, tanto na consulta pública para a escolha dos cursos como na importância da implantação de uma unidade do Instituto para o desenvolvimento da região também foram pontuados. Wyllys Tabosa (PRODES) destacou o grande crescimento da procura pelos cursos em apenas dois anos, exaltando o feedback recebido pelos alunos, o que vem comprovar a dedicação dos professores. Terminou enfatizando que este é o melhor retorno e motivo de orgulho em ser servidor público.
Como parte da programação, houve o descerramento da placa da biblioteca do Campus, inaugurando-a oficialmente, encerrando assim um processo de consulta, que envolveu os alunos em acirrada disputa por seus candidatos nos meses de julho e agosto do ano corrente, culminando com a votação dos discentes e servidores. A candidata vencedora foi Maria Dolores Bezerra Cavalcanti (1885-1968), cearamirinense, professora, poetisa, escritora e jornalista, figura feminina à frente de seu tempo. Vários familiares dela fizeram-se presentes.
A programação prosseguiu com variadas apresentações culturais: a Orquestra Municipal de Ceará-Mirim, o grupo CUPS SONG, projeto dos alunos da professora Carla Alves e a apresentação de um conjunto musical formado por alunos do Campus. Contou também com duas palestras: "Alimentação saudável na prevenção de doenças", proferida pela nutricionista Fernanda Ribeiro e "Saúde da Mulher: o compromisso com a prevenção", proferida por Dianna Karla, educadora em saúde (SESC).
Os serviços oferecidos à comunidade contaram com três espaços:
_Espaço Saúde: teste glicêmico, vacinação (tétano e hepatite B), verificação de pressão arterial, aplicação de flúor, massagem e orientações;
_Espaço Cultural: troca de livros e show de talentos;
_Espaço Cidadão: emissão de CPF, cartão SUS, Identidade Estudantil.
Às 16h10min, a programação foi concluída com êxito, deixando em todos os participantes e nos que contribuíram para a sua realização, a sensação de dever cumprido e de orgulho em fazer parte do Campus Ceará-Mirim do IFRN, não só por estar comemorando dois anos de existência, mas principalmente por poder oferecer o nosso melhor à sociedade local e da região do Mato Grande.

#Com informações do IFRN

Dehom registra dois homicídios durante a madrugada de sábado. 01 foi em Ceará-Mirim.

Foto: internet

A Delegacia Especializada de Homicídios (Dehom) abriu inquérito sobre dois assassinatos ocorridos em Natal e Ceará Mirim, da noite de sexta-feira (30) para a madrugada deste sábado. As vítimas foram Tyhere Resende da Silva, 20 anos, e José Nailson Moura da Silva, 23 anos, respectivamente.

Tyhere Resende foi alvejado a tiros por volta das 18h da sexta-feira, no Bar Aliança, localizado na rua Monte Sinai, 399, próximo da rua Boa Sorte, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte de Natal. Os tiros foram disparados por um homem que chegou numa motocicleta e fugiu após a ação. 

A família da vítima confirmou para a Polícia Civil, que ela já respondia judicialmente pelos crimes de roubo e receptação. Pelo primeiro delito, Tyhere Resende foi beneficiado com o relaxamento de prisão, e respondia em liberdade junto à 3ª Vara Criminal da zona Norte.

Já em relação ao segundo homicídio, José Nailson da Silva foi baleado nas costas, tórax e na cabeça por dois homens, que invadiram a sua residência na rua Danilo Castilho Brandão, 653, em Ceará Mirim,por volta das 1h40 de hoje. 

As testemunhas do crime são a mãe e uma irmã da vítima, as quais confirmaram para o delegado de plantão da Dehom, Sérgio Freitas, que Nailson Silva era tinha inimigos e era usuário de drogas. Elas também informaram que a vítima tinha sofrido atentado há um ano em uma borracharia perto de sua casa.

No local do crime, a perícia técnica do Itep recolheu um fragmento de bala e três estojos de munição de pistola calibre 380. Nailson Silva fora denunciado por furto em janeiro deste ano na Vara Criminal de Ceará Mirim.

#Fonte: Tribuna do Norte

30 de out. de 2015

2º Encontro dos ex-alunos, ex-funcionários e ex-professores do antigo Ginásio Industrial de Ceará-Mirim será neste sábado


Pé na Estrada promove roteiro por engenhos de Ceará Mirim

Na próxima segunda-feira (feriado de Finados), a Pé na Estrada Trilhas promove mais um roteiro que privilegia a interiorização do turismo potiguar. Desta vez será a Trilha do Paraíso Perdido, em Ceará Mirim.
engenho
O roteiro tem seis quilômetros de caminhada, passando por construções como a Casa Grande do Engenho Guaporé (foto) e as ruínas da Usina Ilha Bela e da Casa Grande do Engenho Cruzeiro, entre outros resquícios arquitetônicos da época da aristocracia canavieira no RN.
O passeio é conduzido pelo guia Francisco Ferreira, que faz a apresentação do município com trajes de época, interpretando Manoel Varella do Nascimento, o Barão de Ceará-Mirim.
Vale lembrar que Ceará-Mirim se destacou entre as cidades do Rio Grande do Norte produtoras de cana-de-açúcar, ficando conhecida, no século 19, como a Terra dos Verdes Canaviais.
Muitos vestígios arquitetônicos desse período ainda podem ser vistos na área rural do município, que se tornou, por conta disso, um dos roteiros de turismo histórico e cultural mais ricos do Estado.
PROGRAMAÇÃO
8h – Saída de Natal
9h – Trilha do Paraíso Perdido (6 km), passando por várias ruínas de casarões de engenhos desativados e terminando no banho das escravas
13h30 – Almoço no Engenho São Leopoldo
14h30 – Fonte de Pureza
16h – Retorno a Natal
INVESTIMENTO:
R$ 120 ou 2 x R$ 65 no cartão (inclusos transporte, seguro, trilhas, guias, visitas e almoço)

#Tribuna do Norte

28 de out. de 2015

Goleiro e Tecnólogo cearamirinense nos deixou...

Paulo da Cruz Neto, filho do ex-vereador de Maxaranguape Rogério Cruz e da professora Betinha. Fez história como goleiro de muitas equipes, inclusive da seleção de Ceará-Mirim. Também foi um músico de destaque na banda do CSA. Era graduado em Segurança do Trabalho. Eternas saudades...

27 de out. de 2015

Bancários da Caixa e do BB encerram greve no RN

Os funcionários da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil decidiram encerrar a greve nesta terça-feira (27). Em assembleia, eles avaliaram que não seria possível avançar mais nas cláusulas específicas nas negociações após o fim da greve em vários estados.
Ontem, os empregados dos bancos privados suspenderam a paralisação que já durava 20 dias e voltaram hoje ao trabalho. Já os funcionários do Banco do Nordeste (BNB) continuam sem trabalhar e se reúnem em assembleia amanhã.






#tribunadonorte

Governo do RN faz empréstimo para construir presídio em Ceará-Mirim

Governador atribui crise no sistema prisional do RN a déficit de vagas


Segundo ele, a atual gestão herdou um déficit de mais de 4 mil vagas no sistema prisional, além de uma grande crise financeira

O governador Robinson Faria comentou nesta segunda-feira (26) sobre a possibilidade de a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no RN denunciar as mortes ocorridas nos presídios do estado à Corte Interamericana de Direitos Humanos.

De acordo com o gestor do Executivo Estadual, o atual governo não pode ser penalizado por uma demanda que se arrasta ao longo dos anos, desde governos passados. Segundo ele, a atual gestão herdou um déficit de mais de 4 mil vagas no sistema prisional, além de uma grande crise financeira.

Ainda segundo Robinson, o governo federal não financia a construção ou ampliação de presídios e que por isso, o tesouro estadual não tem recursos para fazer esses serviços. “Temos um empréstimo que está sendo feito para a construção de um presídio em Ceará-Mirim. O que era para ser feito, estamos cumprindo fielmente”, declarou.

Em nota divulgada na tarde desta segunda-feira (26), a OAB cobrou ações do Governo do Estado e, especialmente, da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJUC) para evitar conflitos entre detentos e novas mortes nas unidades prisionais do RN.
Somente em 2015, foram registradas 23 mortes dentro dos presídios do estado. De acordo com a Coordenadoria de Análises Criminais da Secretaria de Segurança Pública do RN, 21 destas foram registradas depois de agosto, quando os conflitos ficaram mais intensos.


#portalnoar

26 de out. de 2015

No RN, greve dos bancos continua

Após exatos vinte e um dias de paralisação em todas as agências bancárias do estado, os profissionais do Rio Grande do Norte estabeleceram o fim da greve apenas nos bancos privados, mas, decidiram pela permanência da paralisação nos bancos públicos (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste). A decisão foi tomada em assembleia realizada na noite desta segunda-feira (26), na sede do sindicato, na Cidade Alta.

Assembleias foram realizadas em diversos estados do país com o objetivo de avaliar a proposta dos bancos para reajuste de 10% nos salários dos profissionais. O Comando Nacional dos Bancários orientou que os sindicatos locais acatassem a proposta e decidissem pelo fim da greve, iniciada no dia 06 de outubro. Cidades de 20 estados brasileiros acataram a orientação e deram fim à paralisação.

Os bancários pediram um reajuste salarial de 32% neste ano. No entanto, os bancos apresentaram uma contraproposta de apenas 5,5%.

#tribunadonorte

Jornal O Litoral promove palestra/jantar com o tema: Ceará-Mirim e região metropolitana de Natal: desafios, alternativas e soluções


23 de out. de 2015

Fetarn realizou jornada sindical na zona rural de Ceará-Mirim



A Federação dos Trabalhadores na Agricultura, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte - FETARN esteve presente durante todo o dia de quarta-feira (21) nas comunidades rurais de Ceará Mirim, realizando mais uma ação da sua jornada sindical, com o objetivo de divulgar as conquistas do movimento nesses mais de cinquenta anos de existência, além de promover uma campanha de sindicalização através do recadastramento dos atuais sócios e do esclarecimento sobre a importância do cadastramento para os novos (as) associados (as) e aposentados.

A FETARN esteve representada pelo Secretário de Formação e Organização Sindical, Francisco Assis e pelo assessor da presidência Gilberto Silva. "É fundamental estar na base e ouvir do agricultor suas angústias e dificuldades para que assim possamos traçar os rumos do movimento sindical", destacou Assis.


"É com uma base mobilizada que teremos uma FETARN mais forte na luta em busca da manutenção dos recursos do Pronaf, do fortalecimento da reforma agrária e, principalmente, por uma política de previdência que garanta os direitos dos trabalhadores rurais", enfatizou Gilberto Silva.


Para a presidente do sindicato, Maria Auxiliadora, esse é um momento de reconstrução do sindicato e é ouvindo do agricultor suas dificuldades e conscientizando da importância de permanecer sócio que será possível construir um futuro melhor para a categoria.

#Com informações da Fetarn

22 de out. de 2015

Corpo de Bombeiros oferece treinamento à Guarda Municipal de Ceará Mirim‏


Bombeiros do Serviço Técnico de Engenharia (Serten) estiveram nesta quarta-feira (21), concluindo um treinamento sobre normas técnicas e combate a incêndio para os profissionais da Guarda Municipal de Ceará Mirim, na Região Metropolitana de Natal. O treinamento faz parte de parceria realizada pela Prefeitura de Ceará Mirim com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), por meio da Polícia Militar, visando qualificar os agentes municipais para uma atuação mais eficaz junto à população daquela cidade.
Durante a capacitação os guardas municipais realizaram atividades teóricas e práticas, com visitas a instalações públicas do município, onde ao final foi apresentado um relatório de vistoria detalhando como as normas de prevenção e combate a incêndio se aplicam nas edificações públicas onde eles trabalham. Toda a programação de aula foi montada com base na matriz curricular nacional das Guardas Municipais definida pelo Ministério da Justiça e exigido para estes profissionais de segurança pública. Ao todo, 34 servidores participaram da formação.
De acordo com o chefe da Seção de Projetos e Pesquisas do Serten do Corpo de Bombeiros Militar, Capitão Daniel Gleidson, a proposta da disciplina oferecida pela instituição foi despertar nos agentes municipais um cultura de prevenção voltada às ações de combate a incêndio.
“Durante as instruções estimulamos os agentes municipais a conhecerem as regras que norteiam os dispositivos de segurança para prevenir incêndios, bem como os procedimentos a serem tomados diante de sinistros. Os guardas municipais podem se tornar grandes colaboradores da corporação se tiverem os conhecimentos básicos da nossa função. Precisamos que mais pessoas estejam juntas desenvolvendo ações iguais a estas”, disse o capitão Gleidson.

#Jornal de Hoje

Campus do IFRN Ceará-Mirim comemora 2 anos. Confira a programação:


A Diretoria-geral do Campus Ceará-Mirim organiza para o próximo dia 28 de outubro a comemoração dos 2 anos de atividades do IFRN na região.  Com ampla programação, o evento inicia às 8h30 no auditório do Campus e conta com apresentação da Orquestra Municipal de Ceará-Mirim.  
Dentro das festividades, haverá a inauguração da Biblioteca do Campus, com o descerramento da placa. E ainda, um espaço com serviços ofertados à comunidade, como emissão de CPF, Carteira de estudante e Cartão do SUS; Testes de glicemia, vacinação (tétano e hepatite B), verificação de pressão arterial e aplicação de flúor; troca de livros e show de talentos.  
Para encerrar, haverá duas palestras abertas ao público e que vão acontecer no auditório. Uma sobre Alimentação saudável, com a nutricionista Fernanda Ribeiro, e a outra falará da Saúde da mulher e será ministrada pela educadora em saúde Dianna Karla. 
Segue a programação completa:
Abertura - 8h30
Apresentação Cultural da Orquestra Municipal de Ceará-Mirim - 9h
Inauguração da Biblioteca - 9h15
Serviços para a Comunidade - das 9h às 12h e das 14h às 16h
Apresentação Cultural - 14h30
Palestra "Alimentação saudável na prevenção de doenças" - 14h50
Apresentação Cultural com Cups Song - 15h20
Palestra "Saúde da mulher: o compromisso com a prevenção" - 15h40

#IFRN

21 de out. de 2015

Projeto promove palestras sobre educação no trânsito em escolas de Ceará-Mirim


Um Policial Militar do Estado do Rio Grande do Norte lotado no 1º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual está promovendo um ciclo de palestras em escolas e instituições públicas no Município de Ceará-Mirim. O projeto visa proporcionar no ambiente escolar uma maior conscientização sobre os aspectos relacionados à política nacional de trânsito. “Tratamos sobre vários temas, como educação no trânsito, transporte escolar e coletivo, transporte de cargas perigosas, entre outros”, explicou o soldado Marcos Antônio, idealizador do projeto. 

De acordo com o policial, o projeto foi implantado inicialmente para discentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com ênfase na interdisciplinariedade com disciplinas tradicionais e temas relacionados ao trânsito. “Percebi que os temas de trânsito abordados conjuntamente com as disciplinas tradicionais despertaram nos alunos de faixa etária de 14 a 60 anos o hábito da leitura e escrita, diminuindo, inclusive, o índice de evasão escolar”, disse com entusiasmo o militar. Com o tema “Educação no trânsito, um caminho para a vida”, o projeto está sendo expandido para escolas e instituições públicas no Município de Ceará-Mirim e conta atualmente com a ajuda da Guarda Municipal. “Sou formado em pedagogia e pós-graduado em psicopedagogia, o que ajuda no desenvolvimento desse trabalho em voltar o desenvolvimento cognitivo dos condutores de veículos a uma orientação tanto pedagógica como de assimilação das coordenadas de um trânsito mais seguro”, concluiu Marcos Antônio. 

Fonte: com informações do siite da PM/RN

CDL de Ceará-Mirim se reúne para discutir segurança


20 de out. de 2015

Ceará-Mirim terá primeiro Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Nordeste

O Centro será construído no meio da Mata Atlântica, no Parque Natural Boca da Mata, as margens da BR 406


O Município de Ceará-Mirim, localizado na Região Metropolitana do Rio Grande do Norte, será o primeiro do nordeste a construir um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).
O Centro será construído no meio da Mata Atlântica, no Parque Natural Boca da Mata, as margens da BR 406, em uma área de três hectares cedida pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O projeto foi idealizado pela bióloga Rosimeire Dantas, especialista em fauna silvestre, ornitóloga, diretora executiva da organização não governamental Nature Viva Mangue. Elaborado para atuar na preservação da biodiversidade costeira e caatinga, o centro vai acolher aves, mamíferos e répteis da fauna silvestre, apreendidos pelo IBAMA, IDEMA, Secretarias de Meio Ambiente municipais, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e outras instituições.
No Centro de Reabilitação os animais receberão os cuidados, através de avaliação médica por veterinário e biólogos, triagem e condução posterior às respectivas quarentenas, além de ações de educação ambiental nas escolas de Ceará-Mirim e demais municípios. O centro será também local piloto para experiências de reabilitação e soltura com acompanhamento técnico-científico.
Rosimeire Dantas explica que o critério de escolha da cidade e do Parque Natural Boca da Mata, está atrelada ao apoio recebido pela prefeitura local e pelo corpo técnico gestor do Parque Boca da Mata, que fica localizado junto a Floresta Atlântica.
Segundo a bióloga, estima-se que quando estiver em funcionamento, o CRAS estará apto a promover a reabilitação de 800 aves (psitacídeos) por ano, sendo a grande maioria desses animais de origem do cativeiro e tráfego ilegal.
O centro contará com uma estrutura adequada para que funcione da melhor maneira possível. Recepção, sala de acolhimento para os animais, ambulatório, sala de pequenas cirurgias, quarentenas (aves, mamíferos e répteis), gaiolões para reabilitação de voo (papagaios, araras, periquitos e aves de rapina) e alojamento para pesquisadores, fazem parte da estrutura assinada pelo arquiteto Antônio Augusto Junior.
As áreas de solturas serão selecionadas no bioma Mata Atlântica e Caatinga, ambas subavaliação técnica do IBAMA/IDEMA/CRAS.  O Centro contará ainda com cooperações técnico-científico da UFERSA, USP e IFRN de Ceará Mirim.
# Com informações de Nominuto.com

Homem que subiu na torre da igreja matriz de Ceará-Mirim foi Conselheiro Tutelar na cidade de Afonso Bezerra

Tiago das Chagas Silva “Tiago Morcegão” como é mais conhecido em Afonso Bezerra foi destaque hoje 15 de outubro em todos os blogs e jornais do Rio Grande do Norte.

Tiago Morcegão é ex-conselheiro tutelar do referido município, foi afastado por não exercer suas funções e por denúncias na promotoria e no Portal NotíciasRN. O mesmo passou mais de cinco horas no topo da torre da Igreja Matriz de Ceará-Mirim. Milhares de curiosos estiveram no local tentando entender o que de fato estava acontecendo.


O responsável por tentar contato com Tiago Morcegão foi o capitão Nicolas coordenador de operações do dia do Corpo de Bombeiros. Até o momento não se sabe os reais motivos pelos quais Morcegão queria pular da torre e como ele teve acesso às escadas.

Tiago Morcegão foi eleito Conselheiro Tutelar em (15/04/2012) batendo o recorde de votação tento o montante de 1.372 votos. Quantidade de votos que vai passar muitos anos para ser superada em uma eleição de conselho tutelar no município.

#Com informações de diariodegrossos.com